terça-feira, 14 de abril de 2015

Polónia - Cracóvia


Finalmente, hoje venho vos mostrar um pouco da minha viagem…
Nesta viagem à Polónia pretendíamos conhecer as duas principais cidades do país. Cracóvia, e também a sua capital Varsóvia.

Querem ver todas as fotos desta viagem? 
É só clicarem em '' Ler Mais''





























A primeira cidade que visitamos foi então Cracóvia. No entanto, mesmo antes de falar sobre ela tenho de vos dizer que fizemos uma viagem de carro de Varsóvia a Cracóvia, ou seja, cerca de 350km. Foram 350km terríveis, pois só existe alguns quilómetros em autoestrada a ligar estas duas cidades. Em certas zonas a estrada que liga as duas cidades, de 2 em 2km tem passadeiras e semáforos. Resumindo demoramos 4h a fazer 350km!
Cracóvia sem dúvida que é uma cidade mesmo muito bonita, mas nada como verem as fotos para terem ideia disso.
Logo pela manhã, fomos visitar o museu da Fábrica de Oskar Schindler, que posso vos dizer que foi dos melhores museus que já visitei. Está muito bem concebido, aconselho mesmo a visitar.
Já no centro de Cracóvia (sim, porque a fábrica fica na periferia da cidade), fomos visitar o Castelo Real de Cracóvia. Visitamos os aposentos e aproveitamos para passear pelos pátios de castelo que são lindíssimos. Ainda nos pátios tínhamos a Catedral, mas que estava fechada por ser Páscoa. Mesmo de frente para a catedral tem uma estátua lindíssima do Papa João Paulo II.
Como já era quase hora de almoço e a fome já apertada fomos almoçar no Bairro Judeu, mais propriamente ao mercado antigo. O mercado é engraçado, pois tem várias bancas de comida, aproveitamos para comer uma iguaria típica da polonia, a famosa, Zapiakanka. A Zapiakanka é uma espécie de pão pizza com vários ingredientes.
Já pela tarde, fomos conhecer o centro histórico de Cracóvia, passando pela famosa Porta de S. Floriano, chegando à bela praça de Cracóvia, a Rynek Główny, que é considerada uma das praças mais bonitas da Europa, e é mesmo. Inserida na praça existe a Catedral de Santa Maria que vos posso dizer que foi das catedrais mais bonitas que vi.
Ainda na Praça, temos diversos edifícios históricos… Fomos ao edifício central, o Sukiennice, conhecido como armazém dos tecidos. No rés-do-chão, este está cheio de barraquinhas, onde se vendem as famosas peças de âmbar, típicas da Polónia e vários produtos em pele.
Aproveitamos ainda na praça para lanchar uns petiscos polacos, dado que existia uma feira da Páscoa e tinha várias barraquinhas de venda de roupas e comida…
Após o lanche saímos da praça principal e fomos fazer uma caminhada pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos: Jardins (Planty), Universidade, Igrejas (principais), Castelo, Covil do Dragão e Bairro Judeu. 
A caminhada junto ao Castelo, na margem do Rio Wisla, é muito agradável. Uma igreja que visitamos que também é muito bonita é a Igreja Corpo de Cristo, fica em pleno Bairro Judeu.
Como já começava a anoitecer, começamos a decidir onde iriamos jantar, e como na Polónia se janta cedo, lá fomos nós…
O restaurante escolhido foi o Pod Wawelem, que vos posso dizer que os seus pratos são fenomenais e gigantes. Aconselho!
E este foi o primeiro dia…
Amanhã mostro mais….


Sem comentários :

Enviar um comentário